MINAMATA: FILME COM JHONNY DEEP SOBRE DESASTRE AMBIENTAL NO JAPÃO É APLAUDIDO NO FESTIVAL DE BERLIM! CONFIRA! [NOTÍCIAS]
Por: Ricardo Árcoli
O filme sobre a tragédia que ocorreu no Japão em 1971, onde mais de duas mil pessoas foram envenenadas por mercúrio ao consumir peixes contaminados pelos dejetos jogados no mar por uma empresa química, foi ovacionado pelo público e imprensa ao fim da primeira sessão no 70º Festival de Berlim.
MINAMATA, título do filme e da cidade japonesa onde ocorreu o desastre foi alvo do descaso de uma grande corporação que lançava dejetos contendo Mercúrio na baía da Minamata desde 1930. Somente 20 anos depois, começaram surgir sintomas de contaminação: peixes, moluscos e aves morriam. Em 1956 foi registrado o primeiro caso de contaminação humana – uma criança com danos cerebrais. Muitos casos foram observados depois desta data e a moléstia ficou conhecida como Mal de Minamata (síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio. Os sintomas incluem distúrbios sensoriais nas mãos e pés, danos à visão e audição, fraqueza e, em casos extremos, paralisia e morte).
No filme, acompanhamos a cobertura do fotógrafo W. Eugene Smith, vivido por Johnny Depp, que mais uma vez prova sua habilidade de camaleão na criação de personagens ao ficar envelhecido e de barba. Famoso por criar personagens com identidade visual muito particulares, como o caricato Jack Sparrow ou o Chapeleiro Louco dos filmes de Alice, aqui ele aposta em uma atuação mais voltada ao natural, abandonando os trejeitos que são e foram interessantes ao longo de sua carreira, mas que já estão um pouco datados – ponto positivo hein, Johnny?
O verdadeiro fotógrafo W. Eugene Smith, considerado o fotógrafo americano mais importante no desenvolvimento do ensaio fotográfico editorial”.
Outro ponto positivo, é a importância social na mensagem que o filme quer passar sobre a conscientização das grandes empresas que só se importam com lucros, passando por cima de tudo e de todos para conseguir seus objetivos. Ainda sobre a importância social: ao lado dos créditos, foram inseridas fotos de dezenas de tragédias ambientais pelo mundo – o que inclui o rompimento das barragens de Brumadinho em 2019, onde mais de 270 pessoas morreram.
O filme ainda não tem data de estreia, mas estou louco para ver tanto a história quanto a atuação de Deep, que entre tantos ataques da ex esposa, tenta se reerguer no cenário de Hollywood! Valeu!!!!!!!